domingo, 11 de julio de 2010

Acontecimento naval importante na "Ibéria de Saramago"


Na "Ibéria de Saramago" na próxima quinta feira dia 15 está previsto o lançamento à água, em espanhol (botadura) do ferry canariano "Volcan del Teide". Trata-se de um acontecimento importante e de assinalar, pelo facto de ser o maior navio ferry das Canárias do armador Naviera Armas estabelecido em 1941, construído nos estaleiros Barreras em Vigo.
Porque me refiro à "Ibéria de Saramago"?
É uma forma de homenagear o Prémio Nobel da Literatura que faleceu recentemente na Ilha de Lanzarote, que defendia a junção de Portugal e Espanha cada qual com o seu governo, tal como a Madeira dispõe de governo parlamentar.
O ferry "Volcan del Teide" foi construído em Vigo, a madrinha é portuguesa, e o navio será pintado em Viana do Castelo-Portugal.
Muito bem! poderá ser uma alavanca para o início da "Ibéria".
O maior navio da Naviera Armas ostenta o nome do pico mais alto do Reino de Espanha Pico Teide, e registado na Ilha de Tenerife.
O navio não está registado nem ostenta um nome associado à Madeira, mas a madrinha (madrina) é a primeira dama da Madeira, Ângela Jardim, que se deslocará com o seu esposo e uma comitiva madeirense a Vigo.
Em baixo o autor do Blogue ostentando orgulhosamente uma das bandeiras da Macaronésia à chegada do ferry canariano "Volcan de Tijarafe" pela 1ª vez a Portimão no dia 15 de Junho de 2008, comandado por Marco Bordonau.
De assinalar também que nesta viagem encontrava-se a bordo o Secretário do Equipamento Social Santos Costa com a família.
Reparem nas cores das bandeiras da Madeira e da Naviera Armas. Uma coincidência feliz!
O Pico Teide que já visitei por mais de uma vez, sempre me deslumbrou, e não é por acaso que se encontra na imagem seguinte, obtida a bordo do "Volcan de Tijarafe" no ano passado.