miércoles, 30 de marzo de 2011

Bleu de France faz escala em Santos, Brasil pela primeira vez

 Apesar da previsão inicial de chegada às 06 horas, chegou hoje a Santos, às 09h30min o Bleu de France. No momento, ele se encontra atracado no Armazém 23, ao lado do Terminal de Passageiros, encerrando o embarque de 701 passageiros. Infelizmente, o tempo em Santos já estava cinzento, mas no momento da chegada do navio, não chovia, e poucas pessoas acompanharam a entrada do navio.
Esta é a primeira escala do navio na cidade com esse nome. Antes, ele tinha vindo poucas vezes a Santos, antes de 1999 como Europa, ainda sob serviço da Hapag-Lloyd. Depois, foi transferido para a Star Cruises, e passou a se chamar SuperStar Europe. Ficou na Ásia pela companhia por vários anos, até ser vendido para a Pullmantur. Nessa época se passou a chamar Holiday Dream, e chegou a ser fretado pela CVC para cruzeiros pelo Caribe. Enquanto operava para a companhia espanhola foi um navio pioneiro, ao incluir escalas em Cuba, nos seus roteiros.
 Em 2008 foi transferido para a CDF: Crosisières de France, uma nova subsidiária do grupo Royal Caribbean, operada pela Pullmantur. Passou por uma grande reforma, e teve, pela primeira vez, o casco pintado de azul marinho, além de seu nome mudado para Bleu de France. Nesse mesmo ano passou a operar para o mercado francês, fez cruzeiros na Europa e Caribe com o francês como principal língua a bordo.
 Segundo a Royal Caribbean, a operação foi um sucesso, e o navio seria mantido para o mercado francês, mas desde o começo de 2009, começaram a aparecer especulações sobre uma possível venda do navio. E elas estavam certas. No ano passado, a  Pullmantur confirmou a venda do navio para a Saga Holidays, que irá operar o navio a parir de Março do ano que vêm.
 Nesses últimos meses que restam ao navio pela Pullmantur, ele realizará cruzeiros pelo Brasil, até Maio, e depois pela própria CDF, em roteiros pelo Mediterrâneo até meados de Dezembro. Fará uma temporada no Sudeste do Brasil de algumas semanas, com seis escalas previstas até a primeira quinzena de Abril.
Hoje, tem saída prevista para às 16h30min, rumo a Búzios, no Rio de Janeiro. Fará um mini-cruzeiro de 3 noites com escala também na Praia Privativa da CVC na região de Itaguaí. Volta no dia 1 de Abril, para embarcar para mais um mini-cruzeiro. Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Santos.