viernes, 10 de diciembre de 2010

Movimento de navios ontem no Porto de Santos, Brasil



Estiveram hoje em Santos três navios de cruzeiro: o Horizon fretado pela CVC, o Mistral e o Holiday, da Ibero. Destes, o Holiday fez escala inaugural no Brasil (já que veio direto de Barcelona a Santos), o Horizon fez sua segunda escala e o Mistral voltou para sua 7ª escala nesta temporada. Estes dois últimos, voltaram de mini-cruzeiros pela costa brasileira. O Horizon de uma viagem de 4 noites com escala em Cabo Frio, Búzios e na Praia Privativa da CVC, em Jaguanum. O Mistral desembarcou passageiros de uma viagem de 4 noites também, mas com escalas somente em Búzios e Ilhabela. O Holiday chega a Santos proveniente de Barcelona, em uma travessia sem passageiros, nem escalas.

 Horizon foi o primeiro a chegar, as 6 horas e 35 minutos. Ele atracou no Armazém 23, e desembarcou cerca de 1550 passageiros. No começo da tarde começou o embarque de outros 700 que irão fazer um cruzeiro diferente de 6 noites com escalas em São Francisco do Sul, Vitória, Rio de Janeiro e na Praia Privativa da CVC, sendo que em todos os portos, exceto Jaguanum (praia), haverá embarque de passageiros. A princípio sua saída estava prevista para as 17 horas, mas por motivos desconhecidos foi cancelada e alterada para as 19 horas e 30 minutos. Sendo que ele só saiu as 20 horas. Sua volta está prevista para o próximo dia 15.
O Mistral chegou logo depois, vindo de Ilhabela ele atracou as 06 horas e 45 minutos no cais 25, defronte ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais. Ele foi o primeiro a partir, as 18 horas e 53 minutos, após embarcar 1507 passageiros para um novo mini-cruzeiro, desta vez de três noites, e com escala somente em Búzios. O Mistral é um dos navios que fará mais mini-cruzeiros nesta temporada. Até abril serão 20 viagens do tipo.
Já o Grand Holiday chega pela primeira vez a águas brasileiras, Nesta e na próxima temporada o navio fará uma operação em que não ficará baseado em um só porto, após três mini-cruzeiros com embarque em Santos e Rio ( o primeiro foi iniciado hoje) o navio iniciará uma viagem semanal com escalas em Vitória, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador e Búzios. Sendo que haverá embarques em todos, menos Búzios. Antes de voltar a Europa em 16 de Março, ele ainda realizará 2 mini-cruzeiros com embarque no Rio. Em outra postagem dou mais detalhes da embarcação e de sua estréia. Ele partiu as 18 horas e 53 minutos rumo ao Rio de Janeiro com 1,259 passageiros a bordo, e ainda embarcará mais alguns na cidade maravilhosa antes de partir para Ilha Grande.Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Santos.