viernes, 11 de noviembre de 2011

Dois paquetes no Funchal

No dia de hoje, estão no Funchal dois navios de cruzeiros nomeadamente o Luxuoso Seabourn Quest e o MSC Fantasia. O primeiro navio a chegar ao Funchal foi o MSC Fantasia que opera para a Italiana MSC Cruises. O MSC Fantasia chegou ao Funchal pelas 08 horas da manhã oriundo de Sta. Cruz de Tenerife e transporta a bordo um total de 3300 passageiros a bordo, sendo a sua maioria turistas Italianos. O navio no seu corrente cruzeiro de 11 noites desde Génova, tem passagens por Barcelona, Casablanca, Tenerife, Funchal, Málaga, Civitavecchia, regressando depois ao seu porto base em Génova. 




O MSC Fantasia, corresponde a primeira unidade flutuante da sua classe, a classe Fantasia composta pelos navios MSC Splendida e o actual navio em construção o MSC Divina. Dados curiosos sobre o MSC Fantasia, é de salientar com a construção número A33 dos estaleiros STX Europe é de referir que teve um custo de 550 milhões de Dólares, foi mandado construir a 1 de Junho 2005, tocou as águas pela primeira vez a 8 de Fevereiro de 2008, a sua construção terminou a 10 de Dezembro de 2008, foi inaugurado dia 11 de Dezembro do mesmo ano, e a sua viagem inaugural aconteceu no dia seguinte.

No livro de recordações do MSC Fantasia, é de salientar que em 2009, fortes ventos quando o navio estava aportado em Espanha, fizeram rebentar os cabos do navio, descontrolando-o. certo é que várias pessoas caíram ao mar, sendo que uma ficou com ferimento graves na cabeça e outros foram levados para o hospital com hipotermia. Relativamente as caracterìsticas do MSC Fantasia, o navio mede 333 metros de comprimento, mede 38 metros de boca, mee 9 metros de profundidade, consegue transportar até 4100 passageiros que são servidos por 1500 membros da tripulação, e consegue atingir os 21 nos de velocidade máxima. O navio termina a sua escala no Funchal no dia de hoje pelas 17 horas, rumo a Málaga.

Outro navio que esteve também no Funchal, foi o Seabourn Quest da Seabourn Yatch Club. O navio chegou ao Funchal pelas 08 horas e 30 minutos de hoje, procedente de Cádis com 450 passageiros. O navio efectua um cruzeiro Transatlânico com a duração de 28 dias, que começou em Veneza, passando por destinos como Zadar, Dubrovenik, Kotor, Kerkyra, Santorini, Piraeus, Gythion, Velleta, Trapani, Palma de Maiorca, Málaga, Cádis, Funchal e Fort lauderdale. O navio Seabourn Quest, é a mais recente evolução dos três navios gémeos que a companhia encomendou aos estaleiros T. Marotti, em 2005. O navio que foi lançado ao mar em Julho deste ano, mede 200 metros de comprimento, mede 26 metros de boca, mede 6 metros de profundidade, consegue transportar até 470 passageiros que são servidos por 335 membros da tripulação, e consegue atingir os 21 nos, o correspondente a 39 Km/h. O Seabourn Quest termina a sua escala no Funchal pelas 17 horas de hoje, preparando-se para permanecer agora durante nove dias em navegação, até chegar a Fort lauderdade no próximo dia 21. No sumário de hoje, estiveram no Funchal 3750 turistas em transito, distribuídos por dois navios de cruzeiro. A outro nível, é de referir que o ferry Lobo Marinho, zarpa hoje rumo ao Porto Santo pelas 19 horas de hoje, tendo regresso anunciado a Madeira para uma da madrugada.

Para amanhã, estão previstas as escalas dos navios Braemar da Fred. Olsen Cruise Lines (11h-17h), do Costa Deleziosa da Costa Crocier (07:30-17) e do Volcan de Tijarafe (08-10:30).  

Fotos e desenvolvimento: Jorge Ferreira com direitos de autor