domingo, 27 de febrero de 2011

Três navios no Funchal






Hoje o Porto do Funchal regista um movimento de cruzeiros significativo para um Domingo, coma escala de três navios de cruzeiro, o Aida Blu o Costa Concordia, e o Vista Mar.
Desde ontem na madeira e com 300 turistas a bordo está o pequeno navio de luxo da Planur Vistamar. Este navio efectua uma série de cruzeiros regulares de sete dias entre as ilhas Canária e a Madeira. O Vistamar chegou ontem pelas 09 horas e terminou a sua escala no dia de hoje pelas 12 horas´rumo a Hierro (ilhas Canária), para ceder o espaço no cais 2 do Porto do Funchal a outro regular o Aida Blu.
O Aida Blu chegou ao Funchal procedente de Tenerife com 2350 passageiros a bordo, maioritariamente Alemães.
Este navio efectua uma série regular de cruzeiros de sete dias também esntre as ilhas Canária, e a Madeira.
O Aida Blu pertence a Aida Cruises desde Fevereiro do ano passado, e já tem mais um irmão gémeo a caminho, desta feira o novo Aida Sol.
O mais recente "Rosort flutuante" da AIDA Cruises pernoita na Madeira até as 17 horas de amanhã, hora essa em que solta as amarras rumo a La palma.
O Costa Concordia, foi outro navio que esteve no Porto do Funchal desde as 07 horas e 15 minutos de manha. Com 3600 passageiros a bordo, o Costa Concordia é procedente de Tenerife. Este navio efectua uma série de cruzeiros regulares de 11 dias designado "Ilhas do Sol" com porto base em Savona e que passa por Barcelona, Casablanca, Sta. Cruz de Tenerife, Funchal, Málaga, Civitavecchia, e Savona.
O Costa Concordia foi o primeiro desta classe de navios de cruzeiro construído em 2006 nos estaleiros Italianos de Fincantieri, estaleiros esses onde foi construída grande parte da Frota. O "Concordia", mede 290 metros, desloca 112000 toneladas, consegue transportar até 3700 passageiros a bordo, que são servidos por 1100 membros da tripulação, e consegue atingir os 21.5 nos de velocidade.
O Vistamar regressa ao Porto do Funchal já no próximo Sábado juntamente com o Volcan de Tijarafe, o Aida Blu no próximo Domingo juntamente numa escala solitária, já o Costa Concordia regressa a Madeira no dia 20 de Março juntamente com o MSC Fantasia e o Aida Blu.
As próximas escalas no Porto do Funchal acontecem amanhã, com o Volcan de Tijarafe, e o Island Escape, e Aida Cara. num dia que ficará marcado por mais um encontro "AIDA" no Porto do Funchal.
Fotos e desenvolvimento: C Jorge Ferreira com direitos de autor